Skip to content

Modelos de Carro Esportivo Antigo de colecionador!

8 de julho de 2020
esportivos

Um carro esportivo antigo alia o sentimento de nostalgia a paixão por velocidade e automóveis, além de ser questões responsáveis por movimentar um mercado histórico, de verdadeiros tesouros nacionais.

O carro esportivo antigo é uma paixão mundial, e com o Brasil não é diferente, ele atrai a atenção dos apaixonados por veículos, colecionadores e também dos mais nostálgicos.

O mercado de carros esportivos brasileiros antigos para venda é crescente no cenário, tendo em vista, que devido à indústria nacional de automóveis ser, relativamente nova, os modelos atingiram um elevado nível de nostalgia atualmente.

Confira abaixo algumas definições, curiosidades e também uma lista que enumero os principais carros esportivos nacionais antigos:

Carro Esportivo Antigo: O que é um?

esportivos
Modelos de Carro Esportivo Antigo de colecionador!

Um automóvel esporte é uma definição que surgiu desde a criação do primeiro carro, quando as pessoas sempre buscavam alternativas para que este andassem mais rápido, contornassem melhor as curvas e também fossem mais bonitos.

Como esse desejo passou por todas as gerações de automóveis, alguns colecionadores, amantes de veículos e apaixonados pela história, admiram um bom carro esportivo antigo.

Atualmente, a definição foi mais fácil de ser aplicada, já que um automóvel esporte consiste em um veículo pequeno, normalmente com apenas dois lugares, projetado para ter uma resposta rápida aos comandos, uma dirigibilidade mais fácil e que possa atingir altas velocidades.

Principais modelos de Carro Esportivo Antigo

Como as imagens de carros esportivos antigos permeiam a memória dos apaixonados por automóveis, confira abaixo uma lista com os 10 principais e mais amados carros esportivos nacionais antigos, em ordem de lançamento:

  1. Willys Interlagos – Produzido pela Willys Overland do Brasil em 1961, este cupê tem a sua mecânica inspirada no Gordini e variação do Renault Dauphne, muitos apontam o modelo como a versão brasileira do Renault Alpine A108;
  2. Brasinca Uirapuru – Apesar da montadora ficar reconhecida pelas suas picapes, o seu esportivo de 1964 é a pontado por muitos como o primeiro automóvel realmente esportivo do Brasil, já que alcançava 200 km/h;
  3. Puma GTE – Inspirado no Puma GT de 1968, o GTE foi criado em 1970, quando passou do motor DKW para a Volkswagen, aliando o seu estilo italiano com uma mecânica confiável;
  4. Chevrolet Opala SS – A versão nacional do Opel Rekord foi lançada em 1968, mas o seu reinado passou dos anos 70 e se manteve por mais de 20 anos, devido as suas belas linhas montadas sobre um seis cilindros em linha de 3.8 litros, alcançando os famosos 4.1;
  5. Dodge Charger R/T – Fabricado pela Chrysler nos anos 70, este é considerado o primeiro muscle car brasileiro, equipado com o famoso V8 318 polegadas cúbicas, o 5.2 fez sucesso pelas Américas;
  6. Volkswagen SP2 – Um clássico cupê de estilo esportivo é histórico, mas também raro, já que o modelo de 1972 representa o primeiro projeto independente da montadora brasileira, em relação à matriz, importando algumas unidades para a Europa;
  7. Ford Maverick GT – Lançado em 1973, o muscle car brasileiro era equipado com um vistoso V8 302 com 4.950 cm3, chegando aos 199 cavalos, ele deixou uma verdadeira legião de fãs até os dias atuais;
  8. Ford Escort XR3 – Em 1983, a montadora americana entregou um carro global esportivo, que chegou com valores considerados populares para o mercado brasileiro, equipado com um carburador duplo, comando esportivo e escape modificado;
  9. Volkswagen Gol GTI – Depois do famoso motor GT da montadora alemã evoluir para o GTS, em 1988, surgiu o amado Gol GTI, equipado como um motor AP 2000, ele se tornou o primeiro carro nacional com injeção eletrônica;
  10. Fiat Uno Turbo i.e. – O pequeno esportivo foi lançado em 1994, sendo o primeiro carro a sair de fábrica com um motor turbinado, com 118 cavalos e atingindo a marca de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

Fora a lista nacional, existem inúmeros modelos importados de carros esportivos antigos a venda no Brasil, que também marcaram época e são adorados até os dias atuais.

O que transforma um carro em carro esportivo?

É possível reparar nas fotos de carros esportivos antigos e, também, modernos uma certa semelhança entre os modelos. Esta similaridade ocorre porque as linhas do carro devem remeter a esse estilo esportivo, uma vez, que para garantir uma dirigibilidade maior, velocidade e também uma resposta eficiente, os veículos esportivos priorizam questões aerodinâmicas.

É justamente isso que define os carros esportivos e antigos, até os mais contemporâneos, uma busca por mais velocidade, melhor dirigibilidade e uma resposta mais rápida aos comandos, fazendo uso que questões mecânicas e aerodinâmicas.

carros

Carros esportivos antigos a venda na internet

A internet ajuda a movimentar a venda de carros esportivos antigos, no entanto, mesmo nos sites especializados, é importante estar a atento as fraudes, já que se trata de um mercado que movimenta valores elevados.

Uma boa vistoria e avaliação de um especialista, são sempre importantes antes de realizar a compra. Atualmente, existem diversas empresas especializadas que prestam este serviço, com a emissão de um laudo total com todo o histórico e condições atuais do veículo.

Miniaturas de Carros Esportivos Antigos

Para aqueles que não possuem disposição, condição financeira ou espaço para procurar por carros esportivos brasileiros antigos a venda, pode se contentar com outro tipo de peças de coleção.

É crescente o mercado de miniaturas nas mais diversas escalas e com grandes níveis de detalhes. Muitas peças são numeradas e homologas pelas montadoras, para garantir assim uma exclusividade maior e também um custo mais elevado.

Veja o vídeo: