Skip to content

Carro Antigo Tuning – Lista de mais famosos!

6 de julho de 2020
carros

O carro antigo tuning une o mundo dos colecionadores aos que preferem algo personalizado. O carro antigo tuning ganhou cada vez mais destaque na mídia, criando franquias multimilionárias nos setores de entretenimento, indo do cinema até os jogos de videogame.

Ainda assim, não se trata de uma prática nova, já que até mesmo o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, era famoso por ter o seu Aston Martin cheio de apetrechos que ajudavam o 007 nas mais difíceis missões.

Seja por uma questão econômica ou saudosista, o carro antigo tuning está com mais destaque do que nunca. Confira abaixo algumas informações e novidades sobre esse movimento:

O que é um Carro Antigo Tuning?

carros
Carro Antigo Tuning – Lista de mais famosos!

Um carro antigo tuning mescla dois estilos de adoradores de carros, os colecionadores, que preferem modelos de automóveis clássicos e mais nostálgicos, e também os que preferem um carro personalizado.

Esse interesse sempre existiu entre os apaixonados por carros, mas voltou à tona com as imagens de carros antigos tuning difundidas entre diversos tipos de arte e entretenimento.

Essa volta aos holofotes, se tornou ainda mais forte com destaque em filmes onde os automóveis faziam parte da trama. Geralmente, esses filmes mostram uma série de carros modernos, ainda assim, os carros antigos tuning aparecem em posição de destaque, confira alguns dos principais exemplos:

  • Velozes e Furiosos – A trama gira em torno de corridas ilegais de carros, e após diversos automóveis aparecerem, um Dodge Charger R/T de ano 1970, dirigido pelo astro Vin Diesel surge como grande destaque das últimas cenas do filme;
  • 60 Segundos – O clássico Mustang Shelby GT500, ano 1967 prata e preto, é a peça chave da trama onde ganha a alcunha de Eleanor, sendo este o único carro que o personagem de Nicolas Cage não consegue roubar. O veículo ganha ainda mais destaque ao se tornar o único Mustang da história a ter o seu nome incluído como astro nos créditos de um filme;
  • Gran Torino – Nem só de ação vivem os filmes de carros, já que no drama dirigido e estrelado por Clint Eastwood, além de dar nome ao longa-metragem, um Ford Gran Torino de ano 1972 atua como elemento principal em uma trama com o foco em racismo, xenofobia e uma amizade improvável.

Além dos filmes listados, existem uma infinidade de outras mídias que colocam os carros antigo tuning como destaque, desde peças de publicidades até jogos de videogame.

Como um Carro Antigo vira Tuning?

Geralmente, os carros antigos que ainda estão em circulação, são peças de colecionadores, que optam por preservar a originalidade do automóvel, garantindo um modelo mais próximo ao original de fábrica possível.

Ainda assim, esses carros representam uma nostalgia em todos que gostam de automóveis, além de atuarem como verdadeiros símbolos de uma determinada época. Por isso, algumas pessoas também escolhem estes modelos para realizar o tuning.

O tuning de carros é um movimento que consiste em modificar a aparência ou o desempenho de veículos.

Quando realizado em carros clássicos, esse desafio se torna ainda maior, devido à dificuldade de encontrar ou adaptar peças. No entanto, essa mesma dificuldade, torna o modelo ainda mais exclusivo, fazendo que um carro antigo tuning chame a atenção até das pessoas mais acostumadas e esse movimento.

Quais os principais modelos que viram tuning?

Ha uma diferença clara entre os carros tuning Estados Unidos e os brasileiros, onde os modelos nacionais são considerados populares e utilitários, e os norte-americanos são verdadeiras relíquias.

Essa diferença se deve principalmente a fatores econômicos e também a oferta de modelos de cada país. Entre os principais modelos, se destacam os seguintes:

  • Carros Antigos Norte-Americanos – Chevrolet Corvette, Ford Mustang, Pontiac GTO, Dodge Viper, Ford Thunderbird, Cadillac Eldorado, Chevrolet Bel Air, dentre outros;
  • Carros Antigos Brasileiros Tuning – Ford Rural Willys, Chevrolet Opala, Volkswagen Fusca, Renault Gordini, Ford Maverick, Volkswagen Kombi, Volkswagen Passat, dentre outros.

Observando os principais modelos, é possível notar um distanciamento, onde os brasileiros têm acesso aos carros de tuning baratos, principalmente entre os mais antigos, enquanto os norte-americanos contam com clássicos mundiais.

tuning

Comprar peças para Carros Tuning

Encontrar peças para carros tuning por dentro ou para o exterior, não é uma das tarefas mais simples, já que estamos falando de algo personalizado. Ainda assim, é possível encontrar diversos itens na internet e também existem lojas de produtos automotivos voltadas apenas para esse segmento de personalização de veículos.

Como se trata de carro antigo tuning, algumas peças mais raras são encontradas em feiras de automóveis clássicos. Como existem muitos fãs saudosistas, não é difícil encontrar esse tipo de evento nas grandes capitais.

O que transforma um carro no termo tuning?

O termo tunnig é uma palavra inglesa para sintonia, e é empregado justamente para passar essa ideia de ajuste entre o carro e o seu dono. Logo, um carro tuning é um auto modificado, que se distância do modelo original para ter algo personalizado, seja em relação à aparência ou motorização.

Vale salientar, que esse movimento sempre existiu, e somente o termo adotado é mais recente. Antigamente, era comum denominar essa prática como “carros mexidos”, “carros fuçados”, “carros envenenados”, dentre outros.

Veja o vídeo: