Skip to content

Carro Antigo Rural – Modelos, colecionadores e mais!

9 de julho de 2020
carros rural

O carro antigo Rural marcou uma era no Brasil, e reinou como o principal utilitário esportivo nacional por mais de 30 anos. Muitas famílias foram marcadas pelo carro antigo Rural, mesmo que se trate de um veículo utilitário, amplamente utilizado para o transporte de carga, o automóvel também servia muito bem como um potente carro de família.

O modelo é considerado um dos precursores das atuais SUVs. Aliando características e motorizações off-road com o conforto e espaço interno de um sedã, nascia o Station Wagon, de fabricação da Jeep nos Estados Unidos, antes de chegar ao Brasil com o nome de Rural.

A Station Wagon, que aqui recebia o nome Rural, foi criada como uma adaptação dos veículos utilizados por militares na Segunda Guerra Mundial, onde as antigas carrocerias de madeira davam espaço a uma versão totalmente em metal.

Confira a história e algumas características e que toram o carro antigo Rural um dos mais amados em todo território nacional:

Carro Antigo Rural: O que é?

carros rural
Carro Antigo Rural – Modelos, colecionadores e mais!

O carro antigo Rural é a Rural Willys, um veículo utilitário versátil fabricado pela Willys Overland e posteriormente pela Ford. O modelo mais lembrado é o da pintura tipo “saia e blusa”, com uma cor na parte inferior e outra na superior do veículo, geralmente em verde e branca, vermelho e branco ou azul e branco.

Os carros antigos a venda Rural Willys só tinham um concorrente para a época, a Volkswagen Kombi, que apesar de ser um utilitário mais espaçoso, não tinha o mesmo apelo em termos de estética.

Outra vantagem da Rural, em relação a sua única concorrente, era a potência do motor, que era muito superior, além da possibilidade de ter a tração 4×4, tornando o modelo mais versátil, indo de trabalhos no campo, transporte de carga e também um carro para a família.

Carro Antigo Rural: Principais modelos

No Brasil, os carros antigos Rural Willys possuiam diversas versões, com tração traseira ou 4X4, motores a gasolina de seis cilindros em linha com 2.6 e também 3.0.

Dê 1975 até 1977, quando o modelo foi descontinuado, ele contava com um motor Ford de quatro cilindros e 2.3. Todos os modelos de Rural fabricados no Brasil se aproximavam de 90 cavalos de potência, compatível com as características dos veículos na época.

Ainda existiram muitos modelos que receberam outras denominações, como os veículos militares, picapes e demais utilitários, como a F-75, F-220 e F-85.

Qual o modelo de rural mais famosa?

No Brasil, o modelo de mais sucesso foi fabricado no ano de 1960, com as suas linhas inspiradas no projeto que o famoso arquiteto Oscar Niemeyer fez para a construção de Brasília, a capital do Brasil. Este projeto acompanhou a produção de todos os modelos até a sua descontinuação no país, que ocorreu no ano de 1977.

Este, talvez seja o modelo nacional da Rural mais lembrado, até mesmo por ser o último produzido, mas ainda existem desenhos icônicos, como a versão picape da Rural e a versão militar, que foi utilizada amplamente pelas Forças Armadas do Brasil (FAB).

carros ford rural

Quais os detalhes mais impactantes de uma rural antiga?

A versatilidade da Rural foi tamanha, além das carrocerias distintas que a transformavam em picapes e outros utilitários, o modelo também foi adotado como o carro oficial das Forças Armadas do Brasil (FAB), onde eram denominadas de F-220.

Quando a F-220 passou a ser vendida ao público civil, através de leilões realizados pelo exército, o mesmo automóvel foi renomeando de F-85. Mesmo que a após a Rural sair de linha no Brasil, no ano de 1977, o seu modelo picape, a F-75 foi produzido em território nacional até o ano de 1983.

Nos Estados Unidos, o modelo é chamado de Jeep Station Wagon, e foi o primeiro deste tipo a ter a carroceria toda em metal, já que na época era comum a utilização de madeira nesta parte do veículo.

O modelo fez tanto sucesso que chegou ao outro lado do mundo, onde foi produzido pela montadora japonesa Mitsubishi, como o nome de J37. Já na vizinha Argentina, o modelo foi fabricado pela Kaiser e nomeado de Estanciera.

Onde a rural era utilizada? Qual sua história?

Por mais que o carro antigo Rural seja lembrado até os dias de hoje, com as imagens de carros antigos Rural sendo atrelada a uma vida no campo, essa não era a sua real utilização.

O modelo é um utilitário esportivo, também conhecido como SUV, se assemelhando as aplicações dos atuais Ford EcoSport, Jeep Grand Cherokee, dentre outros, que não são voltados para uma vida no campo, mas também servem a esse propósito, devido a sua versatilidade e amplo espaço interno.

Produzido no Brasil entre nas décadas de 50, 60 e 70, a Rural Willys é um utilitário fabricado pela Willys Overland, mas que passou a ser produção Ford quando a montadora adquiriu a fábrica da Willys em 1967, dando início aos carros antigos Ford Rural.

Atualmente, como não existem muitos modelos em condições de uso, só resta aos mais saudosistas contarem com fotos de carros antigos Rural no álbum da família, ou ter uma miniatura de carros antigos Rural enfeitando a estante de casa.

Veja o vídeo: